03/03/11
 

AB NOTÍCIAS PARANÁ


Data: 04/03/2011

GERAÇÃO DE EMPREGOS
O primeiro empreendimento formalizado do programa Paraná Competitivo é a instalação de uma empresa de biodiesel na Lapa, na região de Curitiba. Em uma parceria com a Potencial Petróleo, vai ter capacidade para produzir até 170 milhões de litros por ano. O investimento de 87 milhões de reais vai gerar 120 empregos diretos. O projeto já liberou 265 milhões de reais para 11 empreendimentos no Estado, que devem gerar juntos mais de 3.500 empregos.


BALANÇA COMERCIAL
O município de Pato Branco, no Sudoeste, se consolida como participante no mercado internacional. Com os investimentos na área de tecnologia, o setor é responsável por 14% do total de exportações da cidade. Segundo o Ministério de Comércio Exterior, seis toneladas de equipamentos e componentes eletrônicos foram comercializados com outros países, somando 1,5 milhão de dólares.


MOVELPAR 2011
A Feira de Móveis do Paraná acontece entre os dias 14 e 18 em Arapongas, Norte do Estado. O evento, realizado em um dos mais importantes pólos de produção mobiliária do país, contará com visitantes de 21 países e deve reunir 40 mil pessoas. São 192 expositores que esperam fazer muitos negócios, totalizando 450 milhões de reais durante toda a feira. Entre os países visitantes estão Peru, Portugal e Chile.


PESQUISA EM DESTAQUE
O Brasil está desenvolvendo o maior estudo sobre o consumo de crack no mundo. É uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Serão entrevistadas 25 mil pessoas para as pesquisas, com o objetivo de estabelecer políticas de enfrentamento do problema. A novidade é que os participantes vão passar por exames de saúde para ver se contraíram doenças relacionadas a droga, como hepatite, tuberculose e aids.


MAIS OPORTUNIDADES
O município de Araucária gerou 633 novos empregos no mês de janeiro, segundo dados do Ministério do Trabalho. O setor que mais se destaca é o de serviços, responsável por 44,4% do total de vagas de trabalho. A indústria também se desenvolve na cidade, com 120 vagas. Curitiba contabilizou 6.410 novos postos de trabalho em janeiro, e Araucária teve o melhor resultado entre os municípios da região metropolitana.


TRADIÇÃO DE CARNAVAL
O Carnaval de Tibagi, nos Campos Gerais, já é tradicional no Paraná, completando 101 anos. Este ano o tema são personagens da cultura brasileira, apresentadas por quatro escolas de samba. Para registrar os momentos da festa, o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior abre uma exposição temporária na cidade com 130 fotografias, além de recortes de jornais e fantasias. Com visitação gratuita, começa Amanhã, 4, e termina no dia 8.


NOVIDADES NO CAMPO
Agricultores de Entre Rios, Centro-Sul do Estado, participam esta semana de mais um Dia de Campo, promovido pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária. Os visitantes podem conhecer sobre empresas de maquinários e insumos, além de novas técnicas na lavoura e as culturas de verão, que são desenvolvidas nos 19 municípios da região. O objetivo é incentivar o diálogo e aproximar o agricultor das novidades no campo.


ARTE E SUCATA
O programa Reinvente, da Reciclateca, trabalha a questão da reciclagem com crianças em Curitiba. Uma exposição está sendo realizada até o dia 19 no Batel, reunindo diversas peças feitas com materiais reciclados, inclusive móveis para casa. O objetivo é, através do trabalho, chamar a atenção das pessoas sobre o meio ambiente e novos hábitos de consumo, de reaproveitamento e reciclagem.


QUALIFICAÇÃO NECESSÁRIA
O município de Palmas, no Sudoeste, investe na qualificação da mão-de-obra para trabalhos especializados, com a realização de cursos. Em parceria com o Sesi/Senai, está sendo realizado o curso de costura industrial, para encaminhar profissionais para a indústria de confecção. A turma atende a 20 pessoas. Há outras opções de capacitação como mecânica industrial, elétrica, carpinteiro e pedreiro.


DE CARA NOVA
O Museu Campos Gerais recebe reformas e restauração, com uma parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Caixa. Está previsto ainda a construção de um anexo com seis pavimentos, salas de reserva técnica e a higienização e restauro de documentos históricos. O museu começou a funcionar em 1983 e reúne peças importantes da história dos Campos Gerais.


MERCADO AQUECIDO
O mercado já se prepara para as vendas com a chegada da Páscoa. Em Quatro Pontes, no Oeste, as empresas já estão investindo na contratação de mais funcionários para atender a todos os pedidos. Algumas empresas de pequeno porte prevêem um aumento de 14% nas vendas, e já estão com 50% das vendas já finalizadas. Os maiores mercados são municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, além do Mato Grosso do Sul.




** O uso deste material é facultativo, no todo ou em parte.
Pede-se a gentileza de citar a fonte (AB Comunicação).
 

AB Comunicação
Rua Candido de Leão, nº 45 – Centro – Curitiba – Paraná
CEP: 80.020-050 – Fone/Fax: 41 3014 - 6764

www.abnoticias.com.br ©Copyright 2008. Powered by FLYTI