07/01/11
 

AB NOTÍCIAS PARANÁ

                     Há 13 anos divulgando o Paraná

                     Supervisão de Ayrton Baptista

                     Enviado para 510 veículos de comunicação


MERCADO DE TRABALHO

O município de Marechal Cândido Rondon, no Oeste, registra aumento nos empregos na indústria. Em 2010 foram 2.627 colocações no mercado de trabalho, o melhor resultado da região. O setor da indústria foi o que mais se destacou, com 65% das contratações, seguido pelo comércio. A Agência do Trabalhador indicou aproximadamente quatro candidatos para concorrer a cada vaga, e muitas ainda não foram preenchidas pois falta qualificação.



NOVO COMBUSTÍVEL

Quatro Barras, na região de Curitiba, é o 10º município paranaense a utilizar gás natural como combustível. A indústria Michel Thierry do Brasil é a primeira na cidade a utilizar o material, substituindo o propano, derivado do petróleo. É fornecido para empresas pela Companhia Paranaense de Gás, e vem da unidade de Araucária. Entre as vantagens do gás, estão economia e menos impactos ambientais.



FAMÍLIA PARANAENSE

O funcionamento do programa Família Paranaense deve ser esclarecido nos próximos dias. É uma iniciativa da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social para beneficiar paranaenses carentes. A secretária Fernanda Richa tem como objetivo incentivar a geração de emprego e renda, com parcerias das Secretarias de Educação , Abastecimento e Saúde. Assim, as famílias conseguem se inserir nos programas sociais, mas podem se desenvolver.



FÉRIAS ANIMADAS

O município de Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro, está com inscrições abertas para a Recreação de Férias. As atividades envolvem oficinas de teatro, pintura, gincana, torneios e passeio. O evento acontece entre os dias 17 e 23 e vai movimentar as férias das crianças.



ACKEL NA JUNTA

Dirigente de várias entidades de classe, o empresário Ardisson Naim Ackel foi convidado pelo governador Beto Richa para assumir a presidência da Junta Comercial do Paraná. Diante do aceite do convidado, o governador vai proceder à tramitação das formalidades legais, após o que Ackel assumirá a direção do importante organismo. Presidente da Faciap por duas gestões, Ardisson Ackel é advogado, com pós-graduação em Administração pela Easp/ Fundação Getúlio Vargas.



CEDO NA POLÍTICA

A vereadora mais jovem do Sudoeste é a nova presidente da Câmara de Coronel Vívida. Heloisa Stedile foi eleita vereadora com 19 anos, em 2008, e agora, com 22, já preside a Casa. Entre as propostas de Heloisa, estão a renovação do site da Câmara, que segundo ela facilitaria o acesso da população aos assuntos discutidos pelos vereadores. Também quer digitalizar os documentos com as leis municipais, para facilitar a consulta.



COMODIDADE NA FEIRA

A Feira do produtor de Cidade Gaúcha, no Noroeste, acaba de receber uma cobertura de 540 metros quadrados. O investimento de mais de 150 mil reais tem como objetivo beneficiar os produtores e visitantes, com um local coberto e confortável para realizar a feira. A cobertura recebeu o nome de Vereador Ercílio da Silva, pioneiro, produtor rural e líder na comunidade.



ATRAÇÃO CURIOSA

Uma opção diferente de lazer em São Paulo é o Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta, que funciona desde 1975. Com visitação gratuita, reúne peças colecionadas desde 1950. Um dos destaques é o relógio atômico, estimulado por meio de ondas eletromagnéticas. São utilizados relógios como esse na navegação, telecomunicações, pesquisas espaciais, entre outras áreas.



FOCO NA EDUCAÇÃO

O município de Apucarana, Norte do Estado, abre inscrições para o programa Educação de Jovens, Adultos e Idosos. O objetivo é erradicar o analfabetismo, com aulas gratuitas. As inscrições podem ser feitas no prédio da prefeitura, e é preciso ter 15 anos ou mais. Além das aulas, o programa oferece consultas oftalmológicas para os alunos que precisarem.



NOVIDADE NA SAÚDE

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificaram um conjunto de proteínas que podem ajudar a detectar o câncer de tireóide. O objetivo é conseguir identificar se as células são benignas ou malignas, evitando assim procedimentos cirúrgicos desnecessários. Até pouco tempo, não era possível saber essa informação, então os pacientes eram submetidos à cirurgia. Os testes clínicos começam neste mês.



PELA AGRICULTURA

Produtores rurais de Pato Branco, no Sudoeste, vão ter mais apoio para a safra com dois novos tratores cedidos pela prefeitura. O programa “Patrulha Mecanizada” fez um investimento de mais de 135 mil reais na aquisição dos tratores, que ajudarão nas colheitas. O objetivo é apoiar as famílias rurais para que consigam aumentar a renda e se mantenham no campo, com melhores oportunidades.
 

AB Comunicação
Rua Candido de Leão, nº 45 – Centro – Curitiba – Paraná
CEP: 80.020-050 – Fone/Fax: 41 3014 - 6764

www.abnoticias.com.br ©Copyright 2008. Powered by FLYTI