06/01/11
 

AB NOTÍCIAS PARANÁ

                     Há 13 anos divulgando o Paraná

                     Supervisão de Ayrton Baptista

                     Enviado para 510 veículos de comunicação



COLHEITA DE BATATAS

O município de Guarapuava, Centro-Sul do Estado, tem ganhado destaque com a produção de batas. Os agricultores estão animados com os preços da colheita, que começou há cerca de duas semanas. Os produtores estavam recebendo cerca de 22 reais pela saca, e o aumento registrado agora é entre 20 e 50%. Com os bons resultados desta safra, os custos na lavoura estão sendo cobertos, e os produtores comemoram.



DESTAQUE DA UVA

Os produtores de uva de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, comemoram a colheita de uva, com uma safra prevista de 95 toneladas. Como maduraram mais rapidamente devido ao clima, a tradicional Festa da Uva (Fesuva) acontece entre os dias 20 e 23 de janeiro no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas. Em sua 28ª edição, a expectativa é de comercializar entre 25 e 30 toneladas da fruta.



SOLUÇÃO PARA OS RESÍDUOS

Novidades para a reciclagem de tecidos começam a funcionar em Apucarana, Norte do Estado. A Cooperativa dos Catadores da cidade (Cocap) está recolhendo o material que será recolhido por uma empresa de São Paulo, a Coplac. É uma opção para os fabricantes de bonés e camisetas de Apucarana, que precisam dar destinação correta aos resíduos, sem contar que é uma alternativa sem custos.



MÚSICA NA CAPITAL

A 29ª Oficina de Música de Curitiba começa no domingo, 9, e segue até o dia 29 na capital. Considerado um dos maiores da América Latina, deve receber cerca de 1,5 mil estudantes de diversas áreas musicais e professores de vários continentes. Na programação, estão Orquestras Sinfônicas de Câmara, Conjunto de Sopro, Grupos de Música de Câmara, Grupos de Chorinho, Música Instrumental Brasileira e Música Eletrônica, além das vozes do Ópera Studio.



PIB DO SUDOESTE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) dos 42 municípios do Sudoeste tiveram, de 2007 para 2008, um crescimento de quase 15%. Levando-se em consideração o PIB per capita (por habitante), o destaque foi a cidade de Mangueirinha, que ficou entre os 100 municípios do Brasil com maior PIB, mais de 40 mil reais.



DELÍCIAS NO LITORAL

A Feira de Sabores do Paraná começa hoje, 7, em Matinhos e segue até o dia 16. Os turistas que estão passando férias no Litoral podem aproveitar e apreciar as dalícias do campo. São produtos diversos, como queijos, vinhos, sucos, salames, entre outros. A feira tem o objetivo de incentivar a agricultura familiar no Estado, e neste ano estão programadas 30 edições do evento.



SAÚDE NO NORTE

O município de Arapongas, Norte do Estado, já conta com as academias da terceira idade para atender à população. Duas estão funcionando nos Jardins Petrópolis e São Bento. A previsão é que outras seis comecem a funcionar em breve, facilitando o acesso da população às academias. O objetivo é oferecer mais qualidade de vida, por meio do incentivo da prática de exercícios físicos.



TRANSPARANÁ EM JANEIRO

Competidores de todo o Brasil se preparam para o Transparaná 2011, que acontece entre os dias 23 e 29. Promovido pelo Jeep Clube de Curitiba, o raid é composto por quatro categorias: Master, Graduados, Jeep e Júnior. A prova dura seis dias, começando em Guairá, no Oeste, e terminando em Caiobá, no Litoral. Somando 1,5 mil quilômetros, é maior raid das Américas.



AVES GERANDO RENDA

O município de São João, no Sudoeste, está mais movimentado com o Abatedouro de Aves Coasul funcionando já neste mês. Em plena atividade, foi necessário contratar mais profissionais para trabalhar no local, o que chamou mais gente para a cidade. Outro ramo que se beneficia com a nova unidade é o imobiliário, que registra bons resultados nas vendas. Além disso, subiu o número de alvarás concedidos para a abertura de empresas, passando de 91 em 2009 para 104 em 2010.



BRASILEIRO NO EXTERIOR

O filme Tropa de Elite II começa sua carreira internacional, com exibição no Festival de Berlim, que está em sua edição de número 61. O evento acontece entre os dias 10 e 20 de janeiro. Neste ano, a mostra paralela tem como tema a era pós-crise e reunirá 50 títulos de vários países. O longa foi visto no Brasil por 11 milhões de expectadores e é o filme mais rentável da história do Brasil.



DE CARA NOVA

O Parque Ambiental de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, receberá melhorias neste ano. Uma das principais é a reforma e pintura da passarela do Complexo Manoel Ribas. Localizado no centro da cidade, é um espaço de lazer e cultura da população. Foi construído onde funcionava a estação ferroviária antigamente e ainda hoje é possível visitar ali a Maria-Fumaça.
 

AB Comunicação
Rua Candido de Leão, nº 45 – Centro – Curitiba – Paraná
CEP: 80.020-050 – Fone/Fax: 41 3014 - 6764

www.abnoticias.com.br ©Copyright 2008. Powered by FLYTI