05/01/11
 

AB NOTÍCIAS PARANÁ

                     Há 13 anos divulgando o Paraná

                     Supervisão de Ayrton Baptista

                     Enviado para 510 veículos de comunicação



ATENÇÃO PARA OS PORTOS

Reconstruir a reputação do terminal portuário é o objetivo do engenheiro Airton Vidal Maron, que assumiu a superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Em discurso, explica que a reputação foi manchada pela má administração. As primeiras ações no porto começam entre os dias 15 e 20, com a dragagem dos berços do Porto de Paranaguá, facilitando o acesso de navios de grande porte.



INVESTIR NO CAMPO

Estão abertas as inscrições para a nova turma do Programa Empreendendorismo do Jovem Rural. Jovens que já concluíram o ensino médio e que residem na região Territórios Caminhos do Tibagi (Tibagi, Ortigueira, Reserva, entre outros municípios) podem participar. O objetivo é qualificar esses adolescentes nas atividades do campo, garantindo assim mais possibilidades de geração de renda.



CONSTRUÇÃO CIVIL

Guarapuava, centro-sul paranaense, cresceu em média 44% em 2010 na construção civil, o maior índice dos último 20 anos e que supera a média nacional. Um dos fatores que favoreceu este aumento foi a popularização do crédito para a casa própria. Segundo o Departamento de Aprovação de Projetos, aumentou o número de alvarás pedidos e das metragens aprovadas, aproximadamente 55% comparado à 2009.



TRADIÇÃO EM CASTRO

O evento da Folia de Reis pode ser visto ainda hoje, 6, nas ruas de Castro, nos Campos Gerais. A festa foi oficializada em 1920 e ainda se mantém no município. A caravana dos três reis magos e os 35 integrantes do coral deve percorrer ruas, casas e igrejas. O cortejo da cidade é um dos mais antigos do Paraná, e visa lembrar a anunciação do nascimento do menino Jesus, conforme a tradição cristã.



COSTURA NO NORTE

O município de Apucarana, Norte do Estado, está com inscrições abertas para o curso de costura industrial de jeans e camiseta. As aulas acontecem no Centro de Oficina Mulher Cidadã, e são gratuitas. Há duas opções de turno: a tarde ou a noite. O objetivo é oferecer melhores oportunidades de geração de renda. As interessadas devem procurar a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.



NOVIDADE HOLANDESA

Virou moda na Holanda trabalhar menos horas por dia ou folgar um dia durante a semana. O objetivo dos profissionais é ter mais tempo para ficar com a família e participar da vida dos filhos. Atualmente, 95% dos trabalhadores holandeses da Microsoft trabalham em casa pelo menos um dia na semana. Quando estão em casa, mantém contato com chamadas em conferência, economizando ainda gasolina e papel.



COOPERATIVAS EM ALTA

O cooperativismo ganha mais destaque no Paraná, com previsão de investimentos de 1,3 bilhão de reais. A Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) prevê ainda que 900 milhões de reais sejam investidos em projeto agroindustriais, beneficiando famílias do campo. O dinheiro também vai ser aplicado na aquisição de máquinas, desenvolvimento de tecnologias e melhorias nas estruturas de armazenagem.



CICLISMO NO VERÃO

A 2ª Volta Mountain Bike Caminhos das Águas acontece no próximo dia 23 em Apucarana, Norte do Estado. A saída será às sete e meia da manhã no Complexo Esportivo José Antonio Basso. Os interessados não precisam fazer inscrição, apenas comparecer ao local da concentração. O evento tem apoio da prefeitura, GDM Bike e Clube de Ciclismo Código Pedal.



QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS

O município de Araucária, na região de Curitiba, conta com o programa Acreditar, que oferece cursos gratuitos nas áreas de construção civil e metal mecânica. São voltados para jovens do sexo masculino acima de 18 anos. O objetivo é garantir uma oportunidade para a qualificação profissional. Os interessados devem fazer cadastro no Sistema Nacional de Emprego e se cadastrar também na Agência do Trabalhador do município, até o próximo dia 20.



DIETA E SAÚDE

A pressão arterial pode aumentar quando há ingestão de alimentos antes do início das atividades físicas. É o que mostra um estudo da Universidade Federal da Paraíba., publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. A pesquisa foi feita com alimentos que contém cafeína e mostra que os pacientes hipertensos que consomem a substancia antes dos exercícios tem mais chances de aumentar a pressão arterial.



LAZER EM PINHAIS

O Bosque Municipal de Pinhais, na região de Curitiba, tem mudado a rotina dos moradores da região. Com a instalação do novo sistema de iluminação externo e interno, o parque começa a receber visitantes também no período noturno, funcionando até às nove da noite. Inaugurado há pouco tempo, o local é a mais nova opção de lazer na cidade.
 

AB Comunicação
Rua Candido de Leão, nº 45 – Centro – Curitiba – Paraná
CEP: 80.020-050 – Fone/Fax: 41 3014 - 6764

www.abnoticias.com.br ©Copyright 2008. Powered by FLYTI